Tatiana Weston-Webb garante medalha no surfe e mulheres brasileiras já estão com nove medalhas em Paris; resultado já é igual ao Jogos de Tóquio 2021
As mulheres brasileiras, que contam com nove das medalhas do país até o momento, já igualaram o maior número de pódios femininos da história do país. Nesta segunda-feira, no surfe, Tatiana Weston Webb garantiu a prata ao passar para a decisão do surfe feminino.
O melhor resultado da história das mulheres brasileiras era de Tóquio, há três anos, com três medalhas. Nesta edição, faltando ainda sete dias para o fim, as brasileiras já somam nove medalhas, além de terem feito parte da equipe mista do judô – com três atletas de cada sexo.
O Brasil jamais teve, em uma edição das Olimpíadas, mais medalhas com as mulheres do que com homens. Ao que tudo indica, em Paris, isso ocorrerá pela primeira vez.
A história olímpica feminina começou em 1932, com a participação das primeiras brasileiras em Jogos. A primeira medalha chegou apenas em Atlanta-1996, com uma dobradinha no vôlei de praia, ouro com Jaqueline/Sandra e prata com Adriana/Mônica.
As mulheres têm todas as condições de superar o resultado, já que o país ainda é favorito no vôlei de quadra e vôlei de praia, além de ter chances reais no futebol feminino, ginástica rítmica, taekwondo e águas abertas.