Gestantes a partir da 28ª semana de gravidez já podem se vacinar contra o vírus sincicial respiratório (VSR), agente causador da bronquiolite e responsável por uma parcela significativa dos casos de pneumonia em bebês e crianças pequenas. No Amazonas, o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios e é destinado exclusivamente a esse grupo prioritário.
A gerente de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Angela Desirée, destaca que a vacina tem como principal objetivo proteger os recém-nascidos contra formas graves de infecções respiratórias. Segundo ela, a imunização da gestante permite a transferência de anticorpos para o bebê ainda durante a gestação. “Quando a futura mãe recebe a dose da vacina, ela consegue transmitir anticorpos ao bebê, o que reduz o risco de hospitalizações e garante proteção nos primeiros meses de vida”, explica.
A gestante Maria de Fátima Rodrigues, de 31 anos, aguardou o período recomendado para receber o imunizante. Ao completar a 28ª semana de gestação, procurou a unidade de saúde para se vacinar. “Quando anunciaram a vacina, eu fui ao posto, mas informaram que havia um período específico para tomar. Assim que completei as semanas necessárias, fui garantir a minha proteção e a da minha filha”, relatou.
No Amazonas, já foram distribuídas 18.800 doses da vacina contra bronquiolite e pneumonia, doenças associadas ao VSR e responsáveis por grande parte das internações infantis no país. A estratégia tem como foco ampliar a proteção dos recém-nascidos contra formas graves de infecções respiratórias causadas pelo vírus.










