Há quem nasça com o dom da palavra. Mazé Mourão nasceu com o dom de sentir as palavras antes mesmo de escrevê-las. Filha de educadores, foi embalada por livros, cadernos e sonhos ainda nas calçadas do centro histórico de Manaus, onde o cheiro de café misturava-se às primeiras linhas da sua trajetória.
Jornalista por vocação, escritora por essência e mulher amazônida por alma, Mazé é uma das grandes vozes femininas da literatura do Norte do Brasil. “Escrevo o que vejo, mas, sobretudo, o que sinto. Ao longo da minha carreira, publiquei sete livros — entre eles A Lágrima Silente — onde não apenas conto histórias: eu costuro sentimentos em palavras. Minha escrita é espelho e janela para tantas outras mulheres que, assim como eu, sonham, sofrem e resistem”, avalia.
Seu talento, aliado à sensibilidade e ao compromisso com a cultura, a levou à imortalidade na Academia Amazonense de Letras. Mais que um título, essa conquista é um reconhecimento da força e permanência de sua escrita na memória coletiva de quem a lê.
Nota sobre ela:
Mazé Mourão é jornalista amazonense, filha dos professores Fueth Paulo Mourão e Leonor Santiago Mourão. Realizou o ensino fundamental no Colégio Santa Doroteia e cursou o Magistério na Escola Normal São Francisco de Assis. Graduou-se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), no Rio de Janeiro.
Desde 2010, é membro efetivo da Academia Amazonense de Letras (AAL), onde ocupa a Cadeira nº 28, cujo patrono é Aníbal Theófilo. Possui uma trajetória literária consolidada, sendo autora de sete livros: A Lágrima Silente (Crônicas), Boa Mesa por Mazé Mourão, Poucas & Boas, Cotidiano Pitoresco (lançado em março de 2019, na AAL), Histórias de Vida (também pela AAL), O Testei Positivo — obra em que narra sua experiência ao ser diagnosticada com COVID-19 em 2020 — e Mazé na Ilha, lançado em 6 de abril, resultado de uma pesquisa construída a partir de escritos produzidos ao longo de dez anos (2001–2010), período em que esteve em Parintins cobrindo o Festival Folclórico para o jornal A Crítica..
Na comunicação, acumulou sólida experiência no rádio e na televisão. Entre 2016 e 2019, apresentou ao vivo o programa Amazônia Mulher, no AmazonSat. Desde 2015, é colunista da CBN Amazônia, integrando o programa Estação CBN e, aos sábados, o Visita na CBN. Atualmente, apresenta o programa VumBora, na Rádio Rios FM, da Rede Rios de Comunicação.
Em 2018, estreou a Coluna Mazé Mourão no Jornal do Commercio, onde mantém, até hoje, duas colunas sociais semanais, publicadas às quartas-feiras e nos fins de semana. Em abril de 2019, lançou o Portal Mazé Mourão, voltado à cobertura de cultura, educação, cidade, política, saúde, beleza e entretenimento. No portal, assina semanalmente o editorial Opinião da Editora.
Para acompanhar seu trabalho, siga @mazemanaus e acesse: www.portalmazemourao.com.br










